por um cristianismo puro e simples

Você quer seguir a Jesus?

04/12/2011 23:15

 

Mt 8.18-22:

“18Vendo Jesus muita gente ao seu redor, ordenou que passassem para a outra margem. 19Então, aproximando-se dele um escriba, disse-lhe: Mestre, seguir-te-ei para onde quer que fores. 20Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça. 21E outro dos discípulos lhe disse: Senhor, permite-me ir primeiro sepultar meu pai. 22Replicou-lhe, porém, Jesus: Segue-me, e deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos.”

Introdução:

  1. Jesus havia acabado de efetuar muitas curas e expulsar demônios
  2. Estes atos de Jesus eram atos de poder
  3. Alguém com tanto poder deve ter muito para dar
  4. E se eu me achegar a ele, o que eu posso ganhar com isso?
  5. Que lucro pode me render seguir a Jesus?
  6. Quais são as exigências para seguir a Jesus?

I – O Jesus das multidões e as multidões de Jesus

  1. Por que Jesus não ensinou nada e nem curou ninguém nesta multidão? Jesus estava cansado, as pessoas só querem e querem...
  2. Por que Jesus chamava tanta atenção? Pelo que fazia, como fazia e o que dizia
  3. O que Jesus dizia quando curava alguém? A tua fé te salvou, vai em paz, apresenta-te ao sacerdote etc...
  4. O que ele não dizia? Fui eu mesmo, eu sou o bom, o meu grupo é o melhor, aqui esta o poder, os outros não tem nada

II – Um Seguidor deve arriscar tudo?

  1. O que era um escriba? Era um tipo de copiador da Bíblia e um advogado daquele tempo
  2. Ele queria seguir a Jesus, mas será que estava disposto a enfrentar momentos de crise? Seguir a Jesus pode ser difícil, não significa que alguém ficará rico, nem Jesus ficou
  3. Por que, se Jesus pode tudo, seguir a ele é difícil? Porque ele ensina os valores do reino dos céus, que são totalmente diferentes dos valores deste mundo.
  4. É mais fácil seguir alguém famoso e rico, ou alguém famoso e pobre? Seguir alguém famoso trás conforto, vc terá tudo, e as multidões de levam no colo, (ex: o motorista da presidente manda mais do que muito milionário).

Já seguir alguém famoso e pobre, você não terá conforto e a multidão nem vai tomar conhecimento de você (ex: Martyn Luther Kyng, e os negros do apartheid americano).

III – Raposas e passarinhos tem abrigo, Jesus não tinha

  1. Por que Jesus disse que não tinha nada, quando o escriba quis segui-lo? Tirar as esperanças de que seguir a Jesus traria conforto financeiro e estabilidade social – quer seguir? Eu não tenho nem onde morar disse.
  2. Para Jesus, o que significa ser seu seguidor? Estar com ele onde ele estiver, numa noite fria no campo, ou no calor escaldante do deserto. Segui-lo não pelo conforto, mas pelo amor.
  3. As pessoas sem a iluminação acham que podem fazer tudo, pois não fazem a menor idéia do que seja o discipulado. ser discípulo é: Negar a si mesmo; carregar a cruz; dar a outra face; orar por que persegue, não colocar a atenção de sua vida no dinheiro etc.
  4. Mesmo que as palavras fossem bonitas, o propósito não era firme, e sua atitude fora teatral. Seguir em um momento de emoção é fácil, a questão é quando as dificuldades aparecem

IV – Vou seguir Jesus depois

  1. Este seria um bom motivo para seguir Jesus depois? Afinal a família é tudo, ou não? Aquele que nada deixa, nada ganha
  2. O que o rapaz quis dizer com sepultar o pai? Ele iria esperar o pai morrer, para depois ir atrás de Jesus
  3. O que significa: mortos sepultando mortos? Os espiritualmente mortos (mortos em delitos e pecados) sepultando os fisicamente mortos
  4. Jesus aceitou o motivo? A desculpa? Não. Jesus não aceita desculpas, ou você o segue ou você o deixa.

Conclusão

  1. Você segue Jesus por quê?
  2. A multidão estava sempre à volta de Jesus, porém desta vez não foi atendida
  3. O que você estaria disposto(a) a enfrentar para ser um seguidor de Jesus?
  4. Você deve tomar uma decisão, uma importante decisão: seguir Jesus agora, e andar com ele em qualquer situação, ou dar desculpas do tipo
  1. Agora não, mais tarde eu te sigo ok
  2. Agora não tenho tempo, tenho que aproveitar minha vida
  3. Minha família, meu emprego, meu namoro, etc.

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode